Esta é uma das dúvidas mais frequentes para quem decide finalmente dar os primeiros passos na criação de um site. Depois de finalmente decidir-se qual vai ser o endereço, fica a dúvida: no meio de tantas extensões, qual será a mais apropriada. Se for para uma página cujo público principal é português mas também pretende ter alcance internacional, será que uma extensão .pt irá limitar o alcance? A nível SEO será que a extensão .com tem mais relevância? Ainda temos algumas populares como a .net ou .org, e mais recentemente surgiram extensões bem mais compridas como .online, .blog ou .store.
Hoje vamos explicar como tudo isto funciona, o seu impacto a nível SEO e ajudar a decidir qual é a melhor extensão para o teu domínio.
Índice
Que tipos de de extensões (TLDs) existem
Antes de mais nada é importante perceber quais são as nossas opções e como se definem, já que não estamos limitados apenas aos mais comuns. As extensões ou TLDs (Top-Level Domains) normalmente estão classificados em 3 tipos muito específicos:
gTLDs (Domínios de Topo Genéricos)
Este tipo de extensões são basicamente todas aquelas que não se encaixam nos outros dois tipos, mas falamos destes em primeiro lugar já que são o tipo mais utilizado na maioria dos sites no mundo, muito graças à influência do .com. Basicamente podemos encontrar aqui as extensões que não têm relação nem com países nem com organizações específicas como por exemplo educação ou qualquer referência governamental. Isto inclui:
- .com – Comercial
- .org – Organização
- .net – Internet
- .info – Informativo
- .biz – Negócio
Entre muitos outros, incluindo praticamente todos os TLDs mais recentes que referimos acima. Uma grande vantagem comparado com os outros dois tipos de TLDs é que estes normalmente não são restritos apesar da denominação de cada um, ou seja, podem ser utilizados de livre vontade.
ccTLD (Domínios de Topo de código de país)
Estas extensões também são populares mas menos usadas pois normalmente “limitam” o público-alvo. Colocamos entre aspas pois na verdade não existe uma limitação técnica, é uma questão meramente psicológica. Um utilizador que aceda desde o estrangeiro verá um domínio .pt talvez com alguma reserva caso procure algo mais dentro do seu país. Por outro lado, um TLD dedicado ao país ou região permitirá identificar de caras a nacionalidade do negócio ou pelo menos identificar qual é o público-alvo principal.
Existem sim algumas restrições no uso deste tipo de extensões dependendo do país em questão. Pode haver mais ou menos controlo na veracidade dos dados que disponibilizamos no registo de um domínio, como podem também obrigar a atividade ou comprovativo de residência no país em questão.
Alguns exemplos de extensões por país:
- .pt – Portugal
- .es – Espanha
- .fr – França
- .com.br – Brasil
sTLD (Domínios de topo patrocinados)
Por último, apesar do nome, este tipo de extensões são todas aquelas que correspondem a um setor específico e são altamente regulamentados, pelo que não é fácil obter posse destes TLDs. Não vamos abordar ao detalhe este tipo de TLD mas podemos falar de alguns exemplos como:
- .edu – Educação
- .gov.pt – Governo
- .asia – Empresas na Ásia, Austrália e / ou Pacífico
Existem mais tipos de extensões para além dos três tipos mencionados mas estas não estão normalmente disponíveis, exceto em casos muito específicos.
.com ou .pt no SEO
A resposta é complicada mas simples ao mesmo tempo. Atualmente nenhuma extensão afeta a nível SEO. Mas há uma serie de fatores a considerar que indiretamente podem influenciar na otimização para os motores de pesquisa. O mais óbvio: o CTR (click-to-ratio) dependendo do público-alvo. Vamos usar dois exemplos um pouco semelhantes ao que usámos para explicar os ccTLD (já que o .pt é um deles) que também ajudarão a explicar o conceito de CTR:
Exemplo 1: O João, residente em Portugal, está à procura de um presente de aniversário para a sua namorada e, ao procurar por “anéis de prata” no Google encontrou uma loja cujo endereço terminava em .pt. Outros resultados terminam em .com ou têm como extensão outro país. O João, caso não queira mandar vir encomendas de fora do país pela sua urgência, vai acabar por entrar na loja online .pt já que à partida será um produto português, de uma loja em Portugal, cujo tempo de envio provavelmente será mais curto do que mandar vir de outro país. Neste primeiro exemplo o facto de ter uma extensão .pt acabou por ser um fator decisivo para ganhar um clique através das pesquisas.
Exemplo 2: O Juan, residente em Espanha, procura também “anillos de plata” (anéis de prata) e também lhe aparece como um dos resultados de pesquisa a mesma loja .pt. O Juan, tendo as mesmas preferência que o João no exemplo anterior, irá dar prioridade muito provavelmente a sites cuja extensão termine em .es ou .com. Neste segundo exemplo a loja online acabou de perder uma visita e um potencial cliente.
Como a resposta do utilizador é um dos pontos-chave do SEO, a extensão poderá, ainda que em pouca medida, influenciar quem visita ao nosso site. Em todo o caso, o Google vê todas as extensões de igual maneira e não dá qualquer prioridade a uma extensão muito específico. Resumidamente: escolher .com ou .pt depende apenas se queremos focar o site ou negócio numa região (e dar alguma confiança ao utilizador nesse sentido) ou jogar pelo seguro e usar uma extensão genérica que abranja o mundo inteiro.
Escolher alternativas: .com.pt ou .net
Já falámos que há dezenas (ou mesmo centenas) de TLDs diferentes, cada um com o seu foco e restrições (ou falta de), mas outras alternativas muito populares em Portugal e no Mundo são as extensões .com.pt e .net.
Extensão de domínio .com.pt
Este é uma alternativa relativamente popular ao TLD .pt, já que não só apresenta o “.pt” no final do endereço, com a grande vantagem não terem quaisquer restrições de registo. Atualmente já não se usa tanto e cada vez há menos empresas a oferecerem esta alternativa de extensão, pois pelos motivos que acabámos de referir fazia com que empresas e particulares acabassem por optar por esta extensão. Não recomendamos o uso da extensão .com.pt já que não só torna um site menos credível como também acreditamos que é uma extensão em vias de extinção, em queda desde Maio de 2012, data em que que domínios .pt tornaram-se mais fáceis de obter.
Extensão de domínio .net
Anteriormente utilizada para identificar sites relacionados com tecnologia no geral, hoje em dia já não existem restrições no seu uso e pode ser perfeitamente utilizado para qualquer tipo de site, seja tecnológico ou não. Depois do TLD .com, este é o mais popular no que toca a extensões genéricas. Este tipo de extensão recomendamos normalmente quando o domínio com extensão .com já está ocupado e não existe qualquer problema (legal ou técnico) para o seu uso.
Como escolher a extensão do meu domínio
Esta é a pergunta mais importante, mas depois de analisarmos toda esta questão dos TLDs e dos seus tipos, a resposta torna-se mais fácil de concretizar.
- Extensões de domínio no SEO: Nem o Google nem qualquer outro motor de pesquisa diferencia sites pela sua extensão, pelo que a sua influência é quase nula;
- Identificação pela extensão de domínio: Ser fácil identificar o setor ou nacionalidade de um site e / ou negócio poderá fazer a diferença no que toca à confiança e escolha do utilizador;
- Preço do domínio variável: Não só o preço de um domínio depende de onde se compra como também a extensão escolhida poderá ter um valor diferente.
A escolha da extensão, na nossa opinião, é relativamente simples. Se a nacionalidade do teu público-alvo é 90% ou mais focada num país específico, então usa uma extensão relacionada com esse país (.pt para Portugal, .com.br para Brasil). Se esperas mais fluxo de visitas vindas de outro país ou não cumpres as regras para registar um domínio com ccTLD, pois então .com é a melhor opção. Caso nenhum destes esteja disponível de maneira alguma e não queres mudar o nome do domínio, pois podes optar por qualquer uma das muitas dezenas de extensões disponíveis já que o impacto no SEO como dissemos é praticamente zero, apenas tem em consideração de deve ser uma extensão fácil para o utilizador lembrar-se.