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Como criar uma loja online

Hoje em dia cada vez vemos mais negócios a surgirem na Internet, em parte por culpa da pandemia que obrigou muitas empresas a modernizarem-se e a procurarem uma forma de chegar aos seus clientes. Mas todo o processo de vender pela Internet pode ser uma verdadeira dor de cabeça, principalmente para quem não é entendido em gestão de e-Commerce.

Todo o processo pode ser demorado, há muitos detalhes técnicos a ter em conta, muitas dúvidas que surgem durante a criação da loja online ou até mesmo após o lançamento, pelo que pode ser bastante desencorajador.

Foi com essa dificuldade em mente que decidimos criar este guia para criação de lojas online e assim poderás tu também dar os primeiros passos.

como abrir uma loja virtual
“A partir de agora só vendo o pão na Internet.”

Como fazer para abrir uma loja virtual

Para conseguir abrir uma loja online é no mínimo necessário todos estes pontos:

  • Domínio próprio;
  • Alojamento web;
  • Plataforma e-Commerce / CMS;
  • Produtos ou serviços (físicos ou virtuais);
  • Estratégia de marketing;

Registar um domínio

Um domínio é basicamente o endereço web pelo qual os teus clientes entrarão na tua loja online, como se fosse uma morada. Este domínio é normalmente o nome da tua marca ou empresa, mas tudo depende da tua estratégia de branding. Este domínio terá sempre uma extensão chamada TLD e pode ser .pt, .com, .net,… existem centenas de extensões diferentes.

O domínio da loja online poderá afetar a nível SEO, já que um TLD por exemplo .pt irá identificar a tua loja online como portuguesa. Este será um dos marcadores de localização que o Google utilizará para entender que a tua loja online talvez interesse mais a clientes portugueses. No passado já publicámos um guia sobre como escolher a extensão do domínio, pelo que aconselhamos a dar uma vista de olhos se estiveres com algumas dúvidas sobre que domínio escolher.

Este domínio é normalmente o nome da tua marca ou empresa, mas tudo depende da tua estratégia de branding.

O próprio nome (que vai antes da extensão) também poderá importar para apareceres nas pesquisas, já que irás posicionar diretamente essa palavra-chave no Google. Dando o nosso exemplo, se pesquisares por “LeiriDigital” no Google, o nosso site é o primeiro a aparecer, pois o Google sabe que quem pesquisar por “LeiriDigital” no Google, muito provavelmente estará à nossa procura, mas se fosse outro nome mais “comum”, como por exemplo “CriadoresDeSites”, já seria mais difícil posicionar o nosso site nessa pesquisa, mas não impossível e é uma estratégia frequentemente utilizada, que não aconselhamos para quem ter uma marca única.

Comprar um alojamento web

O alojamento web é um servidor (uma máquina física ou virtual) onde fica instalado o software e-Commerce. Os alojamentos e-Commerce normalmente já vêm com parte do software necessário para ter um site no ar, sendo este normalmente cPanel, Plesk, Vesta ou DirectAdmin (mas há muitos mais).

É preciso também ter em conta as características do alojamento para escolher o mais adequado, entre elas:

  • O software instalado: Aconselhamos um dos 4 mencionados acima mas uma melhor experiência;
  • Espaço em disco: O espaço necessário depende da quantidade de produtos, mas aconselhamos um mínimo de 15GB para uma loja online, pontos extras se for num disco SSD;
  • RAM: O mínimo de RAM depende diretamente do CMS escolhido. Um WordPress com WooCommerce precisa de pelo menos 512MB de RAM, enquanto um PrestaShop na maioria dos casos 2GB é obrigatório;
  • Localização: Se o teu público-alvo for português, é muito importante escolher o melhor alojamento em Portugal, para garantir uma loja virtual rápida.
“Se soubesse que era só isto, já tinha começado mais cedo.”

Escolher a plataforma e-Commerce / CMS

É difícil escolher a melhor plataforma e-Commerce para lojas online, mas na LeiriDigital temos preferência pela plataforma WordPress com extensão WooCommerce para lojas virtuais. É um software mais leve que a concorrência, intuitivo tanto para Web Designers como para os responsáveis pela gestão da loja online, para além de que é altamente personalizável.

Mas existem alternativas, como por exemplo sistema PrestaShop, que já é uma plataforma para lojas online dedicada. Apesar do PrestaShop ter as suas vantagens, é uma plataforma mais complexa, cujo desenvolvimento e manutenção pode ficar muito mais caro do que um WooCommerce por exemplo, pelo que não aconselhamos a clientes que queiram iniciar-se no mundo das vendas online.

Delinear uma estratégia de marketing

Existem várias formas de alcançar mais clientes, tais como:

  • Comunicação e divulgação pelas redes sociais;
  • Newsletters / Email Marketing;
  • Otimização SEO;
  • Programas de anúncio / publicidade.

Aqui o conceito de estratégia de marketing é mais abstrato, não existe uma fórmula mágica a seguir nem nada do género. Daqui é importante reter que existem muitas formas de divulgação pelas quais se podem jogar, mas é importante ter a divulgação presente se queres que a tua loja chegue ao máximo número de clientes possível.

Quais os métodos de pagamento disponíveis?

Respondendo em poucas palavras, podes ter todos os métodos de pagamento que existem na loja online, desde que obedeças às condições de uso desses métodos de pagamento. Todos conhecem os métodos de pagamento mais populares como transferência bancária, cartão de crédito ou MBWay (em Portugal), mas podemos classificar estes métodos de pagamento como “manuais” ou “automáticos”, dependendo da forma como funciona o método de pagamento ou como está configurado.

metodos de pagamento para lojas online
“Agora onde é que coloco o cartão?”

Métodos de pagamento automáticos

Denominamos como método de pagamento automático qualquer método de pagamento em que a confirmação de pagamento é feita automaticamente, sem ser necessário que o gestor da loja online tenha de verificar se o cliente já fez o pagamento.

Alguns exemplos de métodos de pagamento que entram nesta categoria são:

  • Cartões de crédito / débito;
  • Multibanco (identidade e referência);
  • MBWay;
  • PayPal (com integração de conta de comerciante).

Estes métodos de pagamento costumam ser disponibilizados por empresas de terceiros e o processo completo de pagamento pode ser feito 100% no site ou não. Para quem possui já um sistema de faturação para o seu negócio local, poderá já ter acesso a alguns destes métodos de pagamento e bastará integrar o sistema de faturação na loja online.

Métodos de pagamento manuais

Se os anteriores a confirmação de pagamento é automática, nos métodos de pagamento manuais a confirmação de pagamento tem de ser feita pelo gestor da loja online. Para este tipo de método de pagamento é normalmente exigido um comprovativo de pagamento, mas isto é apenas opcional.

Nesta categoria de métodos de pagamento incluímos por exemplo:

  • Transferência bancária;
  • Dinheiro em mão;
  • MBway.

Repara que incluímos novamente “MBway” como método de pagamento. No caso do MBWay, como existe a opção de enviar facilmente dinheiro para outras contas através do número de telemóvel, muitos lojistas optam por uma configuração manual, em que igual como acontece com as transferências bancárias, é apresentado um número para transferência do valor da compra.

“Desde que tenho uma loja online que não paro de usar esta máquina.”

Formas de envio de encomendas

Para uma loja que venda online e pretenda chegar à casa do cliente, tem de definir que opções estarão disponíveis para enviar encomendas. No que toca a serviços ou produtos digitais, não deverá haver envio exceto algum email para a caixa de correio do comprador, mas para quem vende produtos físicos deve especificar muito bem os métodos e preços de envio de encomendas.

Em Portugal o mais comum é fazer o envio por CTT, já que os CTT apresentam soluções mais económicas, inclusive para envio CTT internacional caso a loja online venda para fora do país. Existem outras empresas de estafetas que servem o mesmo propósito, sendo que algumas dessas empresas até disponibilizam o seu software para gestão automática de envios. Não é uma prática comum para pequenos negócios, mas a opção existe.

Aqui o importante a reter é que:

  • Deve-se apresentar os métodos de envio disponíveis;
  • Deve-se calcular os portes de envio automaticamente, de acordo com pesos, tamanhos, valores, etc.;
  • Pode-se optar por condições em que se oferecem os portes de envio, ou oferece-se desde logo;
  • Deve-se garantir o envio e chegada da encomenda, de acordo com as leis aplicadas.

Em Portugal o mais comum é fazer o envio por CTT, já que os CTT apresentam soluções mais económicas, inclusive para envio CTT internacional caso a loja online venda para fora do país.

Configuração de produtos para loja online

Para carregar produtos é necessário definir uma série de fatores:

  • Categorias: Através da categorias é possível catalogar e gerar automaticamente um grupo de produtos que podem ser apresentados nas páginas da loja online. O mesmo poderá acontecer com etiquetas ou atributos, dependendo da plataforma e-Commerce escolhida;
  • Nome do produto: Pode ser o nome direto do produto, este nome ajuda a posicionar o produto nas pesquisas, pelo que deve ser claro tanto para o utilizador como para o Google;
  • Tipo de produto:
    • Produto simples: Produto sem quaisquer variações, único, não há forma do cliente personalizá-lo;
    • Produto variável / composto: Produto com várias opções disponíveis ou personalizável;
    • Produto digital: Produto que não existe fisicamente, que não é enviado para a casa do cliente. O produto digital é disponibilizado por email ou através do próprio site;
    • Produto externo: Produto que é disponibilizado numa outra loja online ou site;
  • Código SKU: Para identificação do gestor da loja online, mais usado por sistemas de faturação;
  • Preço;
  • Descrição do produto: Esta descrição nem sempre está visível nos catálogo mas apenas na página do próprio produto. Este campo ajuda não só a descrever ao utilizador o objetivo desse produto mas este texto também tem algum peso no posicionamento nos motores de pesquisa;
  • Imagens;
  • Dimensões: Se pretendes apresentar esta informação ao cliente ou necessitas desta informação para calcular os portes de envio;
  • Stock: Se existe gestão de stock, deves colocar a quantidade disponível (e o comportamento da loja online quando acabar o stock de um certo produto);

Dependendo do tipo de loja online, há mais opções ou detalhes que poderás preencher para personalizar os teus produtos.

“Menina, você sabe que está a vender sem Livro de Reclamações Online?”

Páginas legais

Por último mas não menos importante, para ter uma loja online é necessário a criação de algumas páginas legais (e adicionar um ou outro endereço web obrigatório) para poderes vender online. Em Portugal estas são:

  • Termos e condições de uso;
  • Política de privacidade;
  • Política de cookies;
  • Livro de reclamações online.

Termos e condições de uso da loja online

Esta é a página mais trabalhosa e, na nossa opinião, a mais importante para um cliente. Nos termos e condições devemos especificar os seguintes pontos:

  • Dados do proprietário do site / marca / negócios;
  • Descrição geral do tipo de produtos vendidos ou serviços prestados;
  • Descrição de todo o processo de venda, desde da escolha do produto até à finalização da compra;
  • Explicação sobre o processo de envio de encomendas, incluindo prazos;
  • Funcionamento sobre os métodos de pagamento disponíveis;
  • Política de trocas e devoluções;
  • Política de garantia;
  • Referência à legislação em vigor, resolução de litígios e contactos;

Nesta página também podem ser colocadas outras informações relativamente ao funcionamento da loja online.

Política de privacidade e Política de Cookies

Na política de privacidade / cookies coloca-se toda a informação relativamente ao uso de dados e cookies dos visitantes e descreve-se todos os meios de rastreio desses dados. Nesta página também aconselhamos escrever um aviso de responsabilidade sobre os dados recolhidos.

Atualmente também é obrigatório, para além desta página, ter um aviso de cookies em formato popup ou barra em que informe da utilização de cookies, sendo obrigatório que esta barra tenha uma ligação para a dita política de cookies e ainda um botão para que o visitante possa aceitar.

É proibido e punível por lei aceitar automaticamente as cookies com a navegação, ou permitir que o utilizador oculte o aviso sem aceitar a utilização de cookies.

Livro de Reclamações Online

É obrigatório haver uma ligação direta para o site do Livro de Reclamações Online, quer seja um negócio físico com loja online ou apenas um negócio virtual. Se vendes um bem ou serviço, o registo no Livro de Reclamações Online é obrigatório e ao visitante deve ser apresentada uma (ou mais) formas de poder fazer uma reclamação online.

No caso em que o teu negócio não obriga o registo no Livro de Reclamações Online, deves ter no teu próprio site uma forma do visitante poder deixar a sua reclamação.

“Boa! Só tive de dar 50% da minha venda à plataforma «grátis»”

É possível criar uma loja online grátis?

Existem soluções para lançar uma loja online grátis mas costumam haver grande senãos. Há plataformas de e-Commerce grátis mas que têm escondidas comissões por venda, muitas vezes demasiado elevadas, há também o risco de qualquer informação ou mídia que se carregue na loja online deixe de ser “nossa”, no sentido em que é a dona da plataforma quem fica com os direitos de autor.

Outro grande problema é que ficamos pendentes do suporte dessa plataforma. Se um dia for à falência ou encerrar, é muito provável que leve o negócio com eles e obrigam a ter de procurar uma nova solução.

plataformas de e-Commerce grátis mas que têm escondidas comissões por venda, muitas vezes demasiado elevadas.

O mesmo acontece com os chamados alojamentos grátis, em que oferecem características muito inferiores ao comum, não servem para alojar uma loja online e costumam estar repletos de publicidade. Para além disso, estes alojamentos, ao serem grátis, podem ter uma má reputação no Google por outros sites alojados e a tua loja acaba por receber parte dessa má autoridade.

Por todas estas desvantagens e muitos mais, não recomendamos a utilização de plataformas para criação de lojas online grátis.

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