Uma das maiores dores de cabeça para quem tem um site é conseguir fazer com que o site se torne mais rápido, o que às vezes parece impossível. Enquanto utilizadores, não gostamos de visitar um site e este leve demasiado tempo a carregar e acabamos por desistir. Isto faz com que se perca visitas, utilizadores assíduos e é toda uma bola de neve para o fracasso.
Vamos de uma forma simplificada explicar o que se pode fazer para otimizar o site para carregar mais depressa com alguns truques que servem na maioria para todo o tipo de sites, e-Commerce, etc.
Índice
Como testar a velocidade do site
Existem muitas ferramentas que ajudam a testar a velocidade do site, cada uma delas usa várias técnicas e atribuem pontuações com dicas para saber onde melhorar. É correto usar-se 2 ou mais ferramentas, mas há uma muito mais importante do que qualquer outra atualmente, que é a PageSpeed Insights.
No site da ferramenta basta colocar o domínio ou página que queremos testar, esperar um pouco e ela informa-nos de todos os erros e detalhes para melhorar a velocidade do site, tanto para computador como telemóvel, e também nos dá uma pontuação em relação ao comportamento do site no carregamento inicial, tempo total de carregamento, entre outros detalhes.
A velocidade do site importa no SEO
Sim. O algoritmo do Google cada vez mais toma em consideração a experiência do utilizador para saber que sites devem aparecer em primeiro nas pesquisas, e a velocidade de carregamento do site é uma das mais importantes atualmente. O PageSpeed Insights é disponibilizado pela Google e ele leva esta pontuação muito a sério, mais do que quaisquer outras ferramentas de terceiros que servem para fazer análises semelhantes.
Mas tal como tudo no SEO, este não é um fator decisivo se o site estiver otimizado noutros aspetos. Até podes ter uma pontuação PageSpeed horrível e, desde que o site não seja lento ao ponto de perder utilizadores, então essa pontuação não é o fim do mundo.
Dicas para melhorar a velocidade do site
Agora sim, sabendo como testar a velocidade do site e o seu impacto no SEO, vamos então a algumas dicas para que tu próprio possas otimizar o site. Há várias técnicas avançadas para otimizar a velocidade dos sites, mas hoje falaremos das mais simples e que já fazem uma grande diferença.
Altera para imagens mais leves no site
Este é o erro mais comum e uns dos que mais penalizam, se um site tiver imagens muito pesadas, vai demorar mais tempo a carregar. O ideal é sempre utilizar imagens mais leves, com dimensões que não excedam as medidas máximas que o teu site pode reproduzir e que tenham o tipo de ficheiro correto. Na LeiriDigital detetamos muitas vezes erros como:
- Imagens .png quando poderiam ser .jpg ou .webp;
- Fotos diretas da máquina fotográfica com alguns MB de tamanho;
- Imagens com milhares de pixels de largura, quando o site tem um limite máximo de largura;
Instala um plugin / extensão de cache
Disponibilizados pelo alojamento ou como extensão do sistema em que se encontra o teu site (CMS), estes plugins de cache utilizam uma serie de técnicas que melhoram a velocidade de um site. Algumas técnicas mais comuns que utilizam são por exemplo a minificação de ficheiros (remover virgulas e espaços que não são necessários e estão a aumentar o peso dos ficheiros) ou até o carregamento diferido de imagens (lazyload, que faz com que a imagem apenas seja carregada quando é visível no ecrã).
É preciso ter muita atenção quando se utiliza este tipo de extensões, já que pode afetar o funcionamento do site, principalmente no que toca a otimização automática de CSS e JS.
Remove plugins / extensões que não são obrigatórios
Remando agora para o lado contrário, quantas mais extensões existirem no site, mais lento ficará. Isto porque cada extensão tem os seus ficheiros e scripts para executar e tudo isso faz com que o site demore mais tempo a carregar. Se tiveres extensões instaladas que não precisas ou não são essenciais, desinstala-as.
Remove elementos inúteis no site
Aquele slider bonito na página inicial e aquele feed dinâmico que liga-se a plataformas externas, apesar de embelezarem (e muito bem) o nosso site, muitas vezes são os causadores da página web ser lenta. Removendo estas elementos que não são úteis por vezes e apenas meramente estéticos pode ajudar a melhorar a velocidade do site nos dispositivos móveis principalmente, já que estes tendem a sofrer mais com este tipo de elementos.
Pegando num exemplo nosso, no lançamento do site LeiriDigital tínhamos inicialmente um slider bastante bonito e dinâmico, cheio de animações e responsivo. Testámos o seu uso apesar de estarmos cientes que poderia influenciar o tempo de carga no site, mas depois de algumas semanas resolvemos acabar por removê-lo, já que prejudicava mais do que ajudava.
Faz um upgrade ou muda de alojamento
Às vezes a culpa nem é do site mas sim do servidor / alojamento que o hospeda. Pode ser por má otimização do servidor, mas também pode ser simplesmente porque os recursos que dispõe não são suficientes para aguentar com o teu site.
Analisa planos que disponham de melhores recursos, ou troca mesmo de alojamento caso aches que a culpa é mesmo do servidor onde está o teu site.