Estes três acrónimos, apesar de presentes no dia-a-dia de todos nós, ainda causam muitas dúvidas que devem ser esclarecidas, já que fazem parte integral da esmagadora maioria dos endereços web. Para quem possui já o seu site, também será importante entender as diferenças para saber o que deve ter em consideração, já que a presença destes acrónimos afetam a nível SEO.
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Diferença entre HTTP e WWW
Para já temos de dizer não têm muito a ver um com um outro, já que oferecem propósitos distintos, mas andam de mãos dadas. HTTP (ou HyperText Transfer Protocolo) podemos dizer que é a “linguagem” utilizada entre navegadores web (o vulgo Firefox, Chrome ou Safari que todos utilizamos) e o servidor do site, enquanto que WWW (ou World Wide Web) é basicamente uma referência que indica que se trata de um endereço para um site na Internet.
Em termos um pouco mais técnicos HTTP refere-se ao protocolo que permite a circulação de dados entre máquinas, dando como o exemplo anterior, a movimentação de dados entre o computador do utilizador e o servidor onde está alojada a página web. Já o WWW refere-se a um conjunto de ficheiros com hipertexto que podem ser visualizados através dos respetivos navegadores web, ou seja um site.
O que é HTTPS e para que serve?
Já sabemos o que é HTTP, mas este “S” extra no acrónimo faz muitíssima diferença. O propósito do HTTPS é o mesmo, ajudar na comunicação através do seu protocolo, mas com encriptação de dados. No fundo, quando existe uma comunicação de dados entre cliente e servidor através de um site http://, esta é normalmente feita através de texto simples, enquanto que num com https:// todos os dados transmitidos são encriptados para não permitir que alguém malicioso consiga ter acesso aos ditos dados durante essa comunicação. Para quem consiga captar algum tipo de dados durante essa comunicação, só verá uma serie de número e letras sem sentido.
Esta comunicação, não querendo detalhar de forma demasiado técnica, é feita através de TLS / SSL. Basicamente existe um certificado SSL no servidor do site que permite a validação não só da comunicação entre cliente > site > servidor como também garante a dita encriptação.
O certificado SSL é grátis?
Sim e não. Cada vez mais empresas de hospedagem oferecem certificados de segurança web grátis (através da empresa Let’s Encrypt), mas também disponibilizam certificados que são pagos à parte, cada um com as suas vantagens, dependendo da CA (Autoridade de Certificação). A grande vantagem de um certificado SSL pago é que este normalmente oferece garantia sobre um site em caso de problemas relacionados com a falha do mesmo, até à possibilidade de indemnização ao dono do site por danos causados. No caso dos certificados gratuitos, já não existe essa garantia e o suporte é quase inexistente.
Ainda assim, isto não faz com que os certificados gratuitos sejam maus já que problemas que sejam responsabilidade da CA são muito raros, para além de que ter certificado SSL grátis é muito melhor do que ter um site sem certificação, tanto a nível de segurança como para questões SEO.
HTTPS importa para o SEO?
A pergunta do milhão de euros. Atualmente e de acordo com as preferência do Google, ter HTTPS ou HTTP afeta nos resultados de pesquisa. Não importa tanto o tipo de certificado SSL ou que Autoridade de Certificação contratamos, mas o Google cada vez mais dá prioridade a sites que tenham HTTPS sem erros (o chamado cadeado verde ou amarelo ainda em vários navegadores), e para isso é obrigatório ter um certificado SSL válido.
Com isto podemos concluir que não ter um certificado SSL ou simplesmente apresentar um site em HTTP será um ponto a penalizar pelos motores de pesquisa. Pela sua fácil instalação e gratuitidade, são poucas as desculpas válidas para não ter um site seguro.
Uma outra questão SEO relacionada com o HTTPS é se, ao ter o site acessível tanto em HTTP como em HTTPS, isto pode penalizar nas pesquisas. No que toca a duplicidade de conteúdos não há qualquer problema já que o Google entende que fazem parte da mesma página, mas se este assim entender, ter-se a versão HTTP disponível pode ser penalizador caso tenhamos o azar dos robôs do Google decidirem dar prioridade a essa versão. Isto acontece mais com sites já com alguns anos de existência e com alguma posição no Google que adquiriram recentemente um certificado SSL.
WWW importa para o SEO?
Não é nem nunca foi obrigatório o uso de WWW nos endereços, apesar de que há vários anos atrás era utilizado por quase todos os sites no mundo. Na altura era uma forma de identificar que o endereço era referente a um site na Internet, hoje em dia continua a ser mas está cada vez mais em desuso.
Também não existe a questão da duplicidade de conteúdos, já que ter um domínio com ou sem WWW vai dar ao mesmo site e atualmente a maioria das pessoas quando criam um site já têm um redirecionamento ativo para o endereço correto. Com isto podemos garantir que ter ou não WWW é irrelevante para o Google e para a experiência do utilizador.