Atualmente não há dúvidas: um negócio, seja de qualquer tipo for, necessita de uma grande presença online e, a par um pouco das redes sociais cada vez mais, é importantíssimo que qualquer empresa e / ou negócio tenha uma página web. Hoje em dia, qualquer pessoa que ignore a influência do digital para dar-se a conhecer ao mundo acaba por ter os dias contados.
Um website pode ser um cartão de visita para a tua empresa, ou mesmo um ou o ponto de venda principal para o teu negócio, tudo depende daquilo que pretendes apresentar. E uma página web pode ser qualquer coisa (desde que seja apresentável, claro), a sua mera existência já permitirá que existas na Internet e que te conheçam sem que o teu público-alvo tenha de entrar em contacto contigo ou precise de se deslocar diretamente a um espaço físico, o que pode ser extremamente desencorajador nos dias que correm.
Índice
Importância de ter um site
Existem tantas razões que justificam qualquer pessoa ter uma página web online, mas vamos enumerar os motivos para ter um site mais importantes para nós (em nenhuma ordem específica), que esperamos que sirva de ajuda para te motivar a dar esse salto digital, ou, já possuas o teu próprio site, ajude até talvez a melhorar a informação que transmites através dele.
Ser encontrado nos resultados de pesquisa
Este é um dos motivos mais importantes para querer um site: aparecer nas pesquisas do Google. Sabias que a esmagadora maioria das pessoas não visita uma página web diretamente através do seu endereço, mas sim através das pesquisas? Como muitas vezes o domínio / endereço de uma empresa não é diretamente “empresa.pt”, a maioria dos cibernautas, direta ou indiretamente preferem pesquisar pelo nome / marca no Google e a partir daí acedem à dita página web.
Outra forma bem mais evidente e bem mais comum é fazer com que os potenciais clientes cheguem até aos respetivos websites através da pesquisa de perguntas e / ou palavras-chave. Através deste tipo de pesquisas “facilmente” (entre aspas já que nem sempre é simples) consegue-se chegar a quem não conhece ainda a marca.
Os motores de pesquisa são uma ferramenta muitíssimo importante para divulgação e alcance ao potencial cliente e requer um trabalho de otimização que, no caso dos sites se costuma chamar SEO. Vamos abordar mais ao detalhe tudo isto do SEO numa publicação futura.
Site como cartão de negócio online
Isto é um pouco aquilo que falámos logo no início desta publicação. A Internet é como uma montra gigante, aberta 24 horas por dia / 7 dias por semana e há diversas formas de expor o que fazemos online, sendo que ter um site é obviamente a melhor forma de o fazer.
Ter um site dá credibilidade e ajuda a ter uma forma de nos apresentarmos a qualquer pessoa, não estando dependentes da nossa disponibilidade. Também permite partilhar o nosso trabalho de forma fácil e ainda oferecer um método de contacto (direto ou indireto) ao cliente.
A concorrência já tem site
Sejam quais forem os serviços que prestas ou o tipo de produto que vendas, a tua concorrência direta já tem site, e acredita que conseguem muitos clientes através dele, e a maioria nem são nada de especial. A questão é que ao contrário de quem não ainda não tem um website para a empresa, a concorrência que efetivamente já tem está constantemente a receber visitas e a dar-se a conhecer, mesmo que o aspeto do seu site seja um atentado à arte moderna.
Mas no fundo não importa. Desde que o site seja navegável e responsivo (adapta-se a dispositivos como smartphones e tablets) e tenha a informação que se queira mostrar, isto já o suficiente para existir na Internet.
Como ter um site de vendas (e-Commerce)
Esta é a pergunta que nos fazem com mais frequência. Já se consegue facilmente através das redes sociais criar uma loja online, mas sejamos sinceros: não é suficiente.
Vender através das redes sociais
Se não fores uma pessoa já com alguma reputação na tua esfera, é muito difícil fazer com que o cliente tenha confiança e acabe por comprar através do Facebook ou do Instagram. Para além de que normalmente as ferramentas que as redes sociais oferecem para conseguir comercializar algo são extremamente limitadas.
Não descartamos obviamente este tipo de exposição, antes pelo contrário, achamos bastante importante que qualquer pessoa que já tenha o seu website de vendas use também as redes sociais não só para comunicar como também para vender, mas apenas como complemento e não como foco principal como acontece com frequência a quem se inicia no mundo dos eCommerce.
Acreditamos que para iniciar um negócio e ver se o nosso produto é procurado serve perfeitamente para quem não quer fazer aquele investimento inicial num site, já que normalmente são grátis para oferecer algo muito básico, mas assim que se entender que a loja tem futuro, há que dar o passo seguinte.
Vender através de plataformas e-Commerce
Como plataformas e-Commerce falamos em serviços como Ecwid, Etsy, Shopify, entre outros. Isto é o mais próximo que se consegue chegar a uma loja online própria. Estas oferecem algumas vantagens comparativamente às vendas através das redes sociais, mas também têm os seus contras.
Este tipo de serviços e-Commerce permitem criar uma loja online sem necessidade de ter domínio ou até mesmo alojamento. Normalmente também são fáceis de criar sem ser preciso grandes conhecimentos técnicos, o que faz com que seja a principal escolha de quem se quer aventurar. Mas existem diversos pontos negativos:
- Normalmente existe uma assinatura por trás ou comissões por compra;
- Estes serviços podem ser encerrados a qualquer momento;
- Toda a informação que lá colocas (incluíndo imagens) acaba por ser propriedade da dita plataforma;
- Muitas vezes a loja já sai penalizada nas pesquisas do Google;
- O suporte costuma ser mau ou inexistente;
- Pouca liberdade de personalização ou opções escondidas através de “add-ons” caros.
Depois também temos sites como o OLX que permite a qualquer pessoa colocar os seus produtos à venda, mas aqui funciona por vezes como as redes sociais, onde a exposição é apenas dentro do próprio OLX e é ao produto, não à loja. Desencorajamos o uso deste tipo de ferramentas, que requerem uma atenção constante para o proveito que se consegue tirar delas.
Vender através do teu website e-Commerce
Esta é a escolha que sugerimos sempre, para além de que é o que todas as lojas de sucesso fazem. 100% liberdade de personalização, sem subscrições ou comissões associadas (salvo alguma questão que dependa de terceiros), o que está na tua loja online é completamente teu e não dependes de ninguém senão de ti próprio. A gestão de um e-Commerce nem sempre é fácil, mas tens diversos CMS (um software onde crias o teu site) populares como PrestaShop ou WooCommerce que fazem com que a tarefa de gestão de vendas e personalização do design seja bem mais fácil.
Na LeiriDigital a maioria das lojas online que criamos são em WooCommerce já que este permite criar, mesmo que o cliente tenha pouco dinheiro para investir, uma loja extremamente profissional, com um design 100% personalizado e com todas as opções que o cliente necessita, para além de que no final não se fica dependente da empresa a que se contrata a criação da loja online para fazer coisas simples como atualizar stock ou criar novas seções na página, coisa que infelizmente ainda acontece muito no mercado do web design.
Uma das questões a ter em conta com este tipo de loja online que se deve ter presente é que depende sempre de um domínio e um espaço de alojamento, que ainda assim muitas vezes tudo junto fica mais barato que criar um site nessas plataformas “grátis” de e-Commerce.