Para quem possui um negócio ou simplesmente um site e pretende ser encontrado nas pesquisas, tem obrigatoriamente de saber o que é SEO e como aplicá-lo corretamente. Este é um dos conceitos mais importantes do setor que sozinho pode fazer toda a diferença entre o sucesso e a ruína.
Hoje falaremos um pouco sobre o que é SEO, todos os tipos que existem e ainda damos algumas dicas para quem está disposto a melhorar a presença do seu site no mundo virtual.
Índice
Significado de SEO em português
Como em todas as matérias que falamos na LeiriDigital, não iremos usar termos demasiado técnicos nem falar em conceitos complicados, pois o que nos interessa é apresentar conteúdo informativo descomplicado para que qualquer pessoa que seja da área ou não consiga colocar os nossos conceitos em prática.
Basicamente, SEO significa “Search Engine Optimization”, ou em português, otimização para motores de pesquisa. Trata-se de uma serie de ações que podem ser realizadas de forma a ajudar o Google (ou qualquer outro motor de pesquisa) a encontrar, entender e apresentar um site nas pesquisas.
Os motores de pesquisa funcionam com todos os seus “robôs”, que visitam todos os tipos de sites, analisam-nos, tiram as suas conclusões sobre o conteúdo que apresentam e através de diversos algoritmos, decide quando e como deve mostrar nos resultados de pesquisa. Eles têm em consideração centenas de fatores e é sobre esses fatores que se trabalha o SEO de um site ou negócio.
Muitos dos conceitos são algo ambíguos e requerem tentativa e erro já que empresas como a Google nem sempre são claras sobre como proceder, até porque nem é do seu interesse que os sites que aparecem nas primeiras páginas das pesquisas sejam dominados por especialistas SEO, mas a verdade é que nem grandes empresas internacionais conseguem-se posicionar tão bem como outros sem uma boa estratégia SEO.
Tipos de SEO
Existe uma serie de classificações no que toca a conceitos e estratégias SEO, e dependendo das ações que se realizam (num site ou mesmo fora deste), normalmente estão classificados por três tipos de “chapéus”: branco, cinza e preto. Pode parecer estranho, mas qualquer SEO ou aspirante a especialista deve conhecê-los.
Todas as estratégias e ações podem ter consequências positivas ou negativas, com maior ou menor impacto e acabam por entrar sempre numa destas três categorias.
Estratégia SEO White Hat (SEO branco)
O “SEO White Hat” trata-se de um tipo de SEO que é 100% dentro das regras dos motores de pesquisas, com uma baixíssima possibilidade de penalização. Este tipo de estratégia ou ações normalmente auxiliam na experiência e resposta do utilizador, ou em pequenas melhorias On-Page (dentro do site) que ajudam os robôs a interpretar melhor o nosso conteúdo e a ter em consideração para apresentá-lo nas pesquisas, desde conteúdo com melhor qualidade, melhorias na velocidade de carregamento do site e as famosas “meta-tags” (chamaremos de meta-etiquetas daqui para a frente).
Estratégia SEO Gray Hat (SEO cinza)
O “SEO Gray Hat” já é um tipo de SEO bem mais difícil de classificar e identificar. Tratam-se de todo o tipo de ações e estratégias mais agressivas que, ainda que não são contra os termos e condições dos motores de pesquisas, podem ser alvo de penalização. Por outro lado, uma boa estratégia “Gray Hat” poderá potenciar muito mais rapidamente um site, sempre com este risco acrescido.
As estratégias “SEO Gray Hat” não devem ser aplicadas por pessoas que não dominam a 100% todos os conceitos que define um bom especialista SEO, e requerem um trabalho e acompanhamento contínuo, já que o que hoje é uma estratégia “Gray Hat”, amanhã pode ser “Black Hat”, pelo que pode penalizar (e muito) um site.
Estratégia SEO Black Hat (SEO preto)
Por último, “SEO Black Hat” é o nome que se dá uma serie de estratégias proibidas pelos motores de pesquisas, que enganam ou forçam os motores de pesquisa a posicionar um site de forma nada natural. Nunca recomendamos este tipo de estratégia já que o risco é elevado, principalmente para projetos que têm como propósito durar mais do que alguns meses.
Dentro deste tipo de estratégias encontra-se por exemplo aqueles tipos de site que geram automaticamente conteúdo e / ou hiperligações, ou até mesmo a simples compra de hiperligações noutros sites. Há muitos anos atrás era “comum” incluir-se centenas de palavras-chave num site, às vezes até escondidas do utilizador (mas visível à máquina), o algoritmo do Google não estava otimizado para entender que esses sites simplesmente tentavam enganar os robôs para se posicionarem.
Felizmente com a atualização Panda ao algoritmo do Google (o código do Google vai sofrendo muitas atualizações ao longo dos anos, sendo o Panda das mais relevantes) esse tipo de sites deixaram de aparecer.
O que é SEO local?
Agora que já sabemos que há o “SEO bom” e o “SEO mau” (como um certo banco em Portugal), já podemos falar de outros tipos de SEO fora do conceito base. O SEO local refere-se a todas as ações realizadas para melhorar o posicionamento de um site ou negócio localmente. Um site é um pilar fundamental para o SEO local, mas não é obrigatório. Pode-se otimizar a presença de um negócio (físico ou não) através deste tipo de ações.
Este tipo de SEO foca-se normalmente numa cidade ou área geográfica pequena, e cada vez mais faz a diferença já que cada vez mais as pessoas usam a Internet para encontrar novos espaços. Imaginando que o nosso negócio localiza-se numa cidade ou vila pequena, a concorrência será pouca e com algum trabalho de otimização facilmente esse negócio consegue ser das primeiras sugestões que o Google faz ao utilizador quando este pesquisa por algo relacionado connosco.
Podemos dizer assim que uma boa ficha no Google My Business, páginas de redes sociais ativas e de qualidade, juntamente com um bom trabalho de reputação online (ORM, conceito que falaremos noutra altura) são fulcrais para a otimização do posicionamento de um negócio ou site a nível local.
Como melhorar o SEO de um site
Noutras publicações iremos mais ao detalhe sobre estratégias que podem (e devem) ser aplicadas a qualquer site, independentemente do projeto, mas pegando no que falámos até agora e levantando um pouco o véu de todo este universo que é o SEO, há algumas dicas sem qualquer risco para melhorar o teu SEO marketing, mesmo para quem não é entendido na matéria:
- Apresenta conteúdo de melhor qualidade: Se queres aparecer nas pesquisas, o teu conteúdo tem de ser relevante, atual, e não só meia dúzia de frases sem nexo;
- Não copies o trabalho de casa: O Google detesta conteúdo duplicado e plágio, por isso não copies o texto de outros sites, mesmo mudando algumas palavras o Google percebe se estás a plagiar conteúdo. A técnica de traduzir um artigo noutro idioma também já não funciona, não te esqueças que ele também é poliglota e ate tem a sua própria ferramenta de tradução de idiomas;
- Utiliza meta-etiquetas relevantes: Aqueles títulos que aparecem nas pesquisas são tão importantes para o Google entender parte da matéria de uma página como também é um chamariz para o utilizador clicar. Ignorá-las é meio caminho andado para não te conseguires posicionar;
- Que seja responsivo: Cada vez mais se valoriza um site que se adapte e visualize corretamente a qualquer dispositivo, e dependendo do que oferece a tua página é muito provável que a maior parte das visitas venham através do telemóvel, pelo que é importante ter um design responsivo;
- Que seja rápido a carregar: Ninguém gosta de um site lento, muito menos o Google. Ele não vai ficar 10 segundos à espera que a tua página carregue para ver o teu conteúdo, muito menos vai querer apresentar aos utilizadores o teu site se oferece uma má experiência.